SHOTOKAN KARATÊ

SHOTOKAN KARATÊ

Pesquisar este blog

sábado, 14 de março de 2009

Hirokazu Kanazawa



Hirokazu Kanazawa

Mestre japonês de Karate Shotokan, Hirokazu Kanazawa nasceu em 1931, na província de Iwate (Japão), e foi aluno de mestre Gichin Funakoshi, geralmente apontado como o fundador do Karate moderno.
Aos 25 anos era o 5.o Dan mais novo do Japão, extremamente eficaz em kumite (combate) e executante apuradíssimo de kata (exercício de forma). Em 1957 foi campeão de kumite do Japão, menos de uma semana depois de ter fracturado um braço. O Campeonato do Japão era, na altura, a competição de Karate mais importante, uma vez que os primeiros Campeonatos do Mundo só mais tarde tiveram lugar. Em 1958 e 1959 foi de novo campeão, tanto de kumite como de kata.
Abandonando a competição, foi instrutor em países como os Estados Unidos e a Alemanha. Foi ainda professor nas universidades japonesas de Musashi, Kanto e Kitazato, e autor de diversos livros.
Em 1977 deixou a Japan Karate Association (JKA) para formar um organismo mais condizente com a sua concepção do Karate, a Shotokan Karatedo International Federation (SKIF). Na actualidade, a SKIF encontra-se implantada em cerca de uma centena de países. Em Portugal, país que mestre Kanazawa já visitou por diversas vezes, é representada pela Shotokan Kokusai Karatedo - Portugal (SKK-P).
Presentemente, mestre Kanazawa é presidente e instrutor-chefe da SKIF, e tem a graduação de 9.o Dan. Embora o seu estilo de sempre seja o Shotokan, é uma personalidade respeitada por praticantes de outros estilos e artes marciais.



Como referenciar este artigo:
Hirokazu Kanazawa. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-03-14].
Disponível na www: .

3 comentários:

Unknown disse...

O Kancho Hirokazu Kanazawa hoje eh 10 dan em Karate Shotokan
eh também faixa preta (n sei o dan)em Goju-ryu, Judo e Kendo, e se n me engano eh mestre em Tai chi chuan tmbm
além de ser doutor em Educação Física
=D

ronaldo disse...

ele ja morreu?

Bruno Santos avila disse...

Não morreu ele é 10 dan estilo shotokan